Arte: Álvaro Albuquerque |
O aluno iniciante de capoeira ao entrar no grupo ele ficará de seis (meses) a um (ano) com calça branca, ou seja, sem cordão na cintura, após o seu batizado o aluno recebe o seu primeiro cordão verde, estando credenciado a participar de uma roda de capoeira, oficial ou, seja uma roda com todos os instrumentos e com a presença de mestres e convidados.
Todos os alunos do Grupo Raça ao serem avaliados sendo no batizado ou
na troca de graduação terão que estar dentro do perfil abaixo; executando e
demonstrando os movimentos, para que, estes alunos busquem os seus espaço
dentro do grupo, na capoeira e na mudança da sua graduação.
1º
Batismo (O aluno Batizado)
Demonstrar:
1-
Queda
de rim, aú, bananeira ponte, aú de role.
2-
Seqüência
do Mestre Bimba.
3-
Jogar
com um mínimo de expressão de Capoeira.
2º Troca: Verde
Demonstrar:
1-Voltar da ponte, aú reversão, rasteira, ir para o parafuso.
1-Voltar da ponte, aú reversão, rasteira, ir para o parafuso.
Seqüência do Mestre Bimba.
Jogar com expressão.
3º Troca: Verde-Amarelo
Demonstrar:
1- Tudo
anterior, parafuso, macaco, S dobrado, santo amaro, chapa de chão, aú chibata,
cabeçada na armada, espelho na meia-lua de compasso, mortal de frente com
apoio, aú batendo com apoio, chapa lateral, bananeira, cabeçada na armada,
trava na meia-lua de compasso, godeme de frente, corta capim, chapéu de couro,
quipe (combinações), calcanheira.
2- Jogar
conforme o toque.
4º- Troca: Amarelo
Demonstrar:
1-Chapa
giratória, gancho, arrastão de costa, vingativa, arrastão da kilombolas,
tesouras (todas), esquiva carioca, volta de santo amaro, camaleão, volta de aú
reversão, aú queda de rim (e suas variações), macaco queda de rim (suas
variações), apresentação de salto, saída de arrastão, saída de ponteira,
bananeira queda de rim, variações do macaco, rapa, aú agulha, bananeira descendo
de cabeça, volta da ponte indo para queda de rim ou quipe, tesouras na armada e
no martelo, ponteira, rabo de arraia.
2- Tocar:
angola, São Bento pequeno, São Bento Grande de Bimba.
3-Cintura
desprezada.
4-Jogo.
5-Troca de
Amarelo Azul
Demonstrar:
1-Aú de
costa, saída de banda de costa, saída de vingativa, banda de costa por trás na
armada, S batendo, aú parando na frente, aú batendo alternando duas pernas, aú
giratório, apresentação de salto, palma, desprezo, dedos nos olhos,
paulistinha.
2- Tocar:
Iuna, cavalaria.
3-Jogar.
6- Troca: Azul
Demonstrar:
1-Relógio,
aú helicóptero, pião de cabeça, doble S, apresentação de saltos, saídas de
contra-ataque de banda, vingativa, ponteira, armada, martelo, meia-lua de
compasso, rabo de arraia, benção, cabeçada. Fazer tesoura no braço, ir da
bananeira para ponte parando, S dobrado saindo de cima.
2- Toques da
Regional e Angola.
3- Canto
4-Historia
da capoeira (conhecimento mínimo).
5-Apresentar
alunos.
6-Jogar
embaixo.
7-Jogar.
Troca de trançado
Continuar no
trabalho de ensinamento da capoeira, sem perder a relação com o jogo e o
aprendizado pessoal. Apresentar alunos com graduação amarelo-amarelo/azul. Em
resumo apresentar trabalho com resultados.
Contra-mestre
Junto ou afastado
do mestre, continuar mantendo-se fiel às normas e regulamentos do grupo.
Mestre
1-Conquistar um espaço na história da capoeira.
2-Ser tratado no mundo da capoeira como total.
3-Ter no mínimo 35 anos.
4-Refletir na sua vida efeitos dessa relação prolongada
com a capoeira.
5-Visar, sobretudo o crescimento do indivíduo como
pessoa utilizando os recursos oferecidos pela capoeira.
6-Na grande roda da vida jogar buscando a verdade.
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